tutoriais‎ > ‎

Atualização dos Laboratórios pela pxe

Para que seja possível a máquina receber a imagem do SO pela rede, é necessário primeiramente configurar as máquinas. Para facilitar, devemos deixar todas em uma mesma interface de carregamento igual a Imagem 6 presente neste documento. Para chegar a esta interface, temos algumas opções que serão descritas a seguir. Lembrando que em cada máquina pode ser diferente.


Parte 1

Teste uma das seguintes opções ao inicializar o computador:


1) F12 - Teste primeiro esta opção. Se a máquina possuir este recurso, um menu semelhante ao da Imagem 1 será exibido. Selecione network boot ou realtek pxe (alguma opção relacionada a rede). Feito isso, tecle Enter e o computador irá reiniciar automaticamente. Depois, siga para a parte 2.


* Caso não apareça nenhuma opção de rede, pode ser que esta está desabilitada na bios. Neste caso, acesse a bios (DEL) e certifique se a opção de network boot ou onboard lan boot rom (procure na aba boot ou advanced) esteja habilitada e repita o procedimento.

** No LIN 1 pode não aparecer a imagem mas irá direto para a opção de boot pela rede

*** Esta opção não precisa ser revertida ao final do procedimento


Laboratórios com esta opção: alguns do LIN1 (fileira do meio) e LIN2


Imagem 1 - Menu de seleção F12


2) DEL (sem alterar ordem manualmente) - Tente esta opção caso a primeira não funcione. Se a máquina possuir este recurso, uma interface semelhante ao da Imagem 2 será exibido. Entre em Boot Menu pressionando F8. O menu da Imagem 3 será exibido. Selecione Realtek Boot Agent (ou alguma outra opção relacionada a rede). Feito isso, tecle Enter e o computador irá reiniciar automaticamente. Depois, siga para a parte 2.


* Caso não apareça nenhuma opção de rede, pode ser que esta está desabilitada na bios. Neste caso, acesse a bios (DEL) e certifique se a opção de network boot ou onboard lan boot rom (procure na aba boot ou advanced) esteja habilitada e repita o procedimento.

** Esta opção não precisa ser revertida ao final do procedimento


Laboratórios com esta opção: alguns do LIN2


Imagem 2 - Interface Bios DEL



Imagem 3 - Menu de seleção F8


3) Outras opções possíveis - shift + F10 - Interface da Imagem 4. Selecione em Boot Order a opção Int 19h e tecle F4 para sair e salvar.


* caso não funcione as primeiras opções.

** Esta opção precisa ser revertida depois para ROM DISABLE após a instalação.


Laboratórios com esta opção: LIN 1 e todos da sala 007


Imagem 4 - Menu Shift+F10


4) DEL (alterando ordem manualmente) - Em máquinas que não possuem nenhuma das opções de seleção de boot descritas acima, é necessário alterar a ordem manualmente. Para isso, entre na bios pressionando DEL. Depois, certifique-se de que a opção de network boot ou onboard lan boot rom esteja habilitada (procure na aba boot ou advanced). Depois, procure pela opção de Boot Device Priority e coloque como 1st a opção de network boot ou realtek pxe (alguma opção relacionada a rede) semelhante a Imagem 5. Feito isso, salve e saia (geralmente F10) e o computador irá reiniciar automaticamente.


* Esta opção exige que, após a instalação do windows e todos os procedimentos, a ordem de boot seja restaurada para a ordem anterior.


Laboratórios com esta opção: geralmente os computadores de sala de projeção e da mesa dos professores.


 Imagem 5 - Ordem de boot



Parte 2

Feito um dos procedimentos acima, o computador deve iniciar na tela de boot pela rede semelhante a Imagem 6. Para pausar a verificação, pressione o botão Pause/Break no teclado (ctrl + pause/break para continuar). Espere que o administrador libere a imagem do SO na rede e então tecle ctrl + pause/break para continuar.


Resultado de imagem para network boot

Imagem 6 - Inicialização pela Rede



Principais erros que podem ocorrer


Media Test Failure - Check cable - Ocorre geralmente quando o cabo de rede está desconectado ou sem sinal. Verifique a conexão e repita o procedimento de inicialização.

Tela azul/preta Host is Not Registered - Ocorre se o computador não está registrado na rede. Neste caso, desça até a opção “Full Registration” e preencha somente o campo de nome, seguindo a convenção: DINSL(Nº da sala)-(Nº de tombo da máquina). Exemplo: DINSL019-123321.


Se tudo correr certo, em instantes a máquina irá descarregar o sistema. Aguarde o fim do processo e deixe o computador reiniciar automaticamente. Ao final, o computador deverá desligar sozinho.


Lembre-se que, caso a ordem de boot tenha sido manualmente alterada na bios (opções 3 e 4 do documento), esta deve ser revertida.

Comments