Este tutorial ensina como utilizar o software x2Go para acessar o servidor Pitomba através do software x2Go. O servidor Pitomba é liberado para alunos de algumas disciplinas. Só é possível acessá-lo se você possuir um login e senha criados pelo seu professor.
É possível acessar o servidor tanto de dentro do Departamento quanto de fora. Caso deseje acessá-lo de dentro do departamento, siga para o passo 10. Do contrário, acompanhe as seguintes instruções: 1) Antes de prosseguir com as configurações necessárias, é necessário ter em mãos uma chave RSA devidamente aprovada pelos analistas. Para isso, siga o seguinte tutorial: Criação de chave para acesso à sua conta do DIN. 2) Com a Chave Pública devidamente aprovada pelos analistas e com a Chave Privada em mãos, você precisará dos seguintes softwares: Putty e x2Go Client. Faça o download e instale-os, caso não os tenha. Configurando:
3) Abra o software Putty e, logo na tela " Session" preencha conforme instruções abaixo: Host Name (or IP address): seringueira.din.uem.br ; Port: 22 4) Vá para a tela " Connection -> SSH -> Auth" e em " Private Key file for authentication" procure pelo arquivo de Chave Privada gerada no início deste tutorial. 5) Navegue até a tela "Connection -> SSH -> Tunnels" e preencha conforme instruções abaixo: Source Port: qualquer uma de valor alto. Exemplo: 7070. Esta porta será posteriormente utilizada na configuração do x2Go, por isso lembre-se dela; Destination: pitomba.din.uem.br:22 em seguida clique em Add para salvar o túnel. 6) Volte para a tela "Session" e em "Saved sessions" coloque um nome para a sessão atual e clique em Save. 7) Selecione a sessão criada e clique em Open; 8) Na tela que se abre, coloque seu login (passado pelo professor) e dê um Enter. Depois, para evitar que o putty feche sozinho, escreva algo por exemplo watch ls e dê um enter. Este procedimento (login no putty) é necessário TODA VEZ que você for acessar o x2go de sua casa.
9) Minimize o software Putty e abra o x2Go. 10) No menu "Session", clique em "New session.." e preencha conforme instruções abaixo: Host: localhost (ou 10.30.8.1 caso esteja acessando de dentro do DIN); Login: seu login passado pelo professor (igual o inserido no Putty); SSH Port: aquela porta que você escolheu como túnel do Putty (ou 22 caso esteja acessando de dentro do DIN); Session Type: escolha a interface gráfica de sua preferência. O KDE pode dar problemas, recomendo o xfce.
Feito isso, salve as configurações. Selecione a sessão criada no menu à direita e então basta entrar com a senha disponibilizada pelo seu professor. Caso ocorra algum erro referente à funcionalidades como Remote Printing ou Sound Support, basta voltar nas Preferências da Sessão e na aba "Media" desmarcar as duas caixinhas: "Enable Sound Support" e "Client Side Printing Suport" e salvar as configurações. Lembre-se: sempre que for acessar o servidor de sua casa, é necessário abrir o Putty, abrir a sessão criada e deixá-lo minimizado conforme os passos do tutorial.
|
|